quinta-feira, 22 de outubro de 2009

LANCE SUAS ANSIEDADES SOBRE O SENHOR !


Temos percebido que uma grande quantidade de cristãos, ainda que conhecedores da Palavra e também aqueles que não a conhecem, vivendo condições que não foram preparadas pelo nosso Pai Celestial ao termos uma vida em Jesus Cristo.
Para isso temos que considerar algumas questões tratadas na Palavra de Deus

1. A oração de entrega
(Efésios 6:18) - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Entendemos que a Palavra nos recomenda orarmos vários tipos de oração (com toda a oração) a fim de que tenhamos sucesso em nossa vida aqui na terra através do poder que há na oração no nome de Jesus.
(I Pedro 5:7) - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Percebemos que no versículo acima o apóstolo Pedro nos revela, em complemento ao texto de Efésios 6:18, que como um dos tipos de orações é a oração de entrega de algum problema ou situação. O Senhor nos garante que cuida de nós e nesta confiança devemos praticar o que o versículo nos pede, lançando toda a nossa ansiedade definitivamente.
O Senhor sabe que com ansiedade nossa fé fica fragilizada e desta forma não nos trás os resultados a qual Ele tem preparado para nós, seus filhos.

2. O pecado da preocupação
Neste tópico é tratado sobre as perdas de vivermos preocupados.
O texto principal utilizado está no evangelho de Mateus:
(Mateus 6:34) - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.


Jesus, neste texto, nos pede para que não percamos tempo em nos preocupar. Isso não significa que devemos ser negligentes. Muito pelo contrário, conforme diz o texto abaixo:
(Filipenses 4:6) - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.


Essa é mais uma direção do Espírito para nosso espírito. Precisamos entender essas coisas para termos a vida que Deus nos preparou. Perdemos quando não fazemos. Mais que isso, a Palavra nos pede que façamos e quando não a praticamos temos perda e estamos pecando. É necessário se arrepender e se recusar em se preocupar!



3. Falta de bom senso para se preocupar
Como pessoas com fé na Palavra, devemos entregar/ lançar nossas ansiedades, ainda que isso cause espanto a muitas pessoas, pois pode soar que somos despreocupados com o amanhã. Mas isso deve ser feito com bom senso. Entendam que lançando nossas ansiedades estamos ouvindo a Palavra de Deus e desta forma estamos agradando a Ele, buscando o Reino dos Céus na certeza que o Senhor está acrescentando todas as coisas. Ainda, isso não significa que largaremos nossas atividades necessárias de forma imprudente, pois a Palavra não diz que devemos fazer isso em qualquer circunstância. O que devemos fazer sim é lançar e não querer pegar novamente o problema/circunstância das mãos do Senhor. Temos que confiar e crer! Agir sim segundo a direção do Espírito Santo. Essas coisas não se alcançam por orações de outros, pois devemos decidir manter o problema e circunstância nas mãos do Senhor, do contrário pode ser inútil outras pessoas orarem. Devemos manter nossa posição de fé na Palavra, pois o Senhor nos disse que podemos lançar sobre Ele nossas ansiedades e Ele trabalhará a nosso favor.


4. Lidando com as ansiedades
(Filipenses 4:6) - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
Nada pode nos abalar / inquietar, pois isso não é fé. Se orarmos inquietos não estaremos lindado com a ansiedade e nossa oração pode não surtir efeito. Precisamos estar calmos para a fé alcançar. Não deixe nada te abalar, deixando de comer e dormir, pois Ele nos disse: “Lance suas ansiedades”. Deixe que o fardo permaneça com Jesus.


5. Liberte-se de seus problemas
Com fé na Palavra e nesses ensinamentos devemos definitivamente praticá-los e ter os benefícios que o Senhor nos propõe. Devemos lançar ao Senhor todo e qualquer problema e se alegrar por ações de graças, pois o Senhor, através de nossa fé e prática de sua Palavra sempre cuidou e cuidará de nós!


Sejam abençoados pelo conhecimento e prática da Palavra.
Com amor, em Cristo,
Irmão Antonio Maia

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A REVELAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Por André Martins (www.andremartins.net)


A Bíblia é um livro fascinante. Ela não é como os demais livros que se encontram em qualquer outro lugar. Ela produz resultados práticos. Transforma a vida das pessoas, ilumina o entendimento, traz conforto ao coração humano. A Bíblia revela Deus, pois a Bíblia é o próprio Deus falando conosco.
Já parou para pensar porque é que todos os dias você pode ler a sua bíblia e mesmo assim todos os dias você poder ser ensinado e edificado?


Porque ela é Divina, única, viva, completa, verbal. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre a própria bíblia. Em 2 Timóteo 3.16,17 diz: “Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que todo homem seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.


Isso não é maravilhoso? A Bíblia diz que Ela pode nos tornar sábios. Ela também diz que ela é proveitosa para nos ensinar. Tempos atrás eu acreditava que não podia conhecer a Bíblia de fato como ela é. E isso me frustrava um pouco, pois eu amava o Senhor e queria compreender aquilo que Ele dizia ao meu respeito. Queria saber quem Deus era, queria entender o que eu lia. Mas cresci com essa falsa idéia que eu tinha que me conformar em saber que eu iria para o céu.


Mas sabe de uma coisa? A Bíblia não é uma charada, um enigma. Deus não está brincando de esconde esconde. O interesse de Deus para nós é que o conheçamos e prossigamos em conhece-lo. Como eu conheço a Deus? Mergulhando na Palavra de Deus. Como eu amo a Deus? Amando a sua Palavra. A Bíblia é a revelação de Deus para o homem.


Revelação é o ato de Deus pelo qual Ele dá a conhecer aquilo que o homem por si só não poderia conhecer.


É bem verdade que o homem natural não pode compreender as coisas de Deus. Já ouvi demais muitos cristãos lendo 1 Coríntios 2.9 e dizendo: Não podemos conhecer a Deus, nem as suas planos para nós. Temos que nos conformar. Mas um dia, lá na glória iremos conhecer o Senhor. Gosto de dizer que depois do verso 9 sempre tem o verso 10!


Você tem que ler a Bíblia como um livro e não pegar um texto fora de contexto e misturar tudo. Você pode interpretar a Bíblia de fato como ela é.


1 Coríntios 2. 12 diz: “ Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”. Você pode conhecer a Deus! Você tem o Espírito de Deus e Ele te revela aquilo que por Deus te foi dado gratuitamente.


A Bíblia diz em Salmos 119.130: “A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples”.


A Bíblia também diz em Atos 20.32: “Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e a palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados”.


Estou agora durante esse tempo dando a matéria Doutrinas Básicas pelo Rhema. Cada vez que a ensino, mais eu fico motivado com a Palavra de Deus!


Nós devemos valorizar a doutrina. Devemos amar os ensinamentos que ela nos proporciona. Não tem como você crescer em Deus se o conhecimento doutrinário não estiver habitando ricamente em você. Enquanto eu ensinava na classe sobre a Bíblia e o que ela nos oferece como estilo de vida, uma aluna me chamou a atenção. Eu tinha lido Colossensses 1:9-13, e ao terminar de ler, percebi que essa aluna fora totalmente ensinada pelo Senhor. No término da aula ela veio a mim e disse:


Professor, quando eu lia a Bíblia não entendia nada, e assim ficava desanimada e sem vontade de ler a Palavra. Mas agora eu percebi que eu posso entender a Bíblia. Eu tenho o Espírito de Deus, o conhecimento está disponível para mim. Eu estou animada!
Satanás perdeu aquela vida. A luz chegou no coração dela. Ela não será mais enganada. Isso me deixa ainda mais disposto a ensinar a Palavra. Ensinar para os filhos de Deus que eles podem provar, conhecer e entender que a Bíblia é o livro mais incrível que existe, pois Ela revela e ilumina o nosso coração.


Leia a sua Bíblia!